Notícias - Geoprime - Engenharia e Meio Ambiente

Um novo modelo de negócio para extração de ouro no Amazonas

Francisco Alves

Compartilhamento de recursos e trabalho. Esta foi a maneira diferente de empreender projetos de mineração na Amazônia encontrada pelo jovem empresário Daniel Geyerhahn, diretor da Goldmen Group, que está viabilizando o aproveitamento de depósitos de ouro no sul do estado do Amazonas, mas especificamente nos municípios de Borba, Novo Aripuanã e Apuí, onde a empresa detém direitos de minerários numa área que soma 48 mil hectares.

Advindo do mercado financeiro, o e...

Ler mais
06

Porto de Itaguaí: assoreamentos nos terminais de minério e contêineres

Desde a dragagem mais recente em 2009, a administração do Porto de Itaguaí situado na Baía de Sepetiba há 23 anos, constata que o berço de atração do terminal de minério, que já teve 20 metros de profundidade, registra atualmente até 16,80 metros em decorrência de assoreamentos.

Ao revelar essa situação, o Superintendente, Alexandre das Neves Pereira, juntamente com o Superintendente do Meio Ambiente da Autoridade Portuária Docas do Rio...

Ler mais
21

Viveiro da Cedae garantem reposição de matas ciliares

A Cedae mantém na ETA Guandu viveiro de mudas para replantio e reposição da mata ciliar por exemplo, na Ilha da Cedae, assim chamada a região próxima à captação de água bruta. Esse viveiro com capacidade para produzir inicialmente 300 mil mudas/ano, esta em reforma para produzir até 360 mil mudas/ano, inclusive visando atender a programação de educação ambiental voltada aos escolares que visitam a ETA Guandu.

Mediante ao Projeto Muda Guandu iniciado em 2003, 6,95 ha estão r...

Ler mais
24

Reflorestamento

Merece atenção, segundo estudantes da Faculdade de Engenharia da UERJ, as regiões de encostas, porque favorecem ao escoamento superficial que só é amenizado pela existência de vegetação. Mostram ainda que, com as construções, o solo fica impermeabilizado, aumentando o fator de escoamento superficial.

Isso pode fazer com que haja correntezas e maior erosão, chegando a causar deslizamentos, explicam.

Com o aument...

Ler mais
09

SIMARJ INVESTE EM AÇÕES AMBIENTAIS PARA 2015

A extração mineral é uma atividade econômica de grande relevância no estado. Seropédica, por exemplo, segundo o

Panorama Mineral do Estado do Rio de Janeiro,

publicado em 2012 pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ), representa 43% do que é produzido no Rio de Janeiro. E é neste cenário que o Sindicato dos Mineradores de Areia do Estado do Rio de Janeiro (SIMARJ) tem trabalhado, proporcionando o desenvolvimento das atividades e ...

Ler mais
02