Notícias - Geoprime - Engenharia e Meio Ambiente

CONAMA - PARTE II

VII - Reciclagem: é o processo de reaproveitamento de um resíduo, após ter sido submetido à transformação;

VIII - Beneficiamento: é o ato de submeter um resíduo à operações e/ou processos que tenham por objetivo dotá-los de condições que permitam que sejam utilizados como matéria-prima ou produto;

IX - Aterro de resíduos da construção civil: é a área onde serão empregadas técnicas de disposição de resíduos da construção civil Classe "A" no solo, visando a reserva...

Ler mais
05

CONAMA - Parte 01

RESOLUÇÃO Nº 307, DE 5 DE JULHO DE 2002

Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil.

O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências que lhe foram conferidas pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de julho de 1990, e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno, Anexo à Portaria nº 326, de 15 de dezembro de 1994, e considerando a polí...

Ler mais
30

Qualidade do Ar

O grupo de poluentes que serve como referência da qualidade do ar, uma vez que reconhecidamente, trazem efeitos danosos a saúde da população: dióxido de enxofre, partículas totais em suspensão e inaláveis, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio.

Desse modo, são estabelecidos níveis de referência para diferenciar o ar de boa qualidade daquele que traz prejuízos à saúde.

Com base nesses parâmetros, foram definidos pela Resolução Conama nº 03/90, os respecti...

Ler mais
06

Gestão da Qualidade do Ar

A gestão da qualidade do ar tem como objetivo garantir que o desenvolvimento sócio-econômico ocorra de forma sustentável e ambientalmente segura. Para tanto, se fazem necessárias ações de prevenção, combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente atmosférico.

Gestão da Qualidade do Ar no Ministério do Meio Ambiente

A gestão deste tema no MMA é atribuição da Gerência de Qualidade do...

Ler mais
01

Monitoramento Ambiental

O Monitoramento Ambiental consiste em um conjunto de observações e medições de parâmetros ambientais, de modo contínuo ou esporádico, para controle ou alarme em determinados casos.

Em uma gestão equilibrada e adaptativa, o monitoramento permite avaliar o desenvolvimento da atividade de modo equilibrado ou permitir a correção de situações potenciais de risco ou desequilíbrio.

A Geoprime realiza diversos...

Ler mais
25