Mineração e Logística - Geoprime - Engenharia e Meio Ambiente

Mineração e Logística

Por Renato Rostás | Valor

SÃO PAULO - (Atualizada às 10h50) A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e seus sócios asiáticos na Namisa assinaram acordo para combinar os negócios de mineração e logística relacionada à atividade de ambas as empresas, informou nesta segunda-feira a companhia de Benjamin Steinbruch em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O contrato que prevê a fusão foi fechado entre as partes na sexta-feira à noite, acrescentou a siderúrgica. Se aprovada, a transação criará uma nova empresa para abrigar os ativos. Os conselhos de administração das partes relacionadas devem deliberar sobre a operação até 12 de dezembro.

A CSN divide o controle da Namisa com a Itochu, JFE Steel, a Sumitomo Metal Industries — hoje parte da Nippon Steel & Sumitomo Metal —, a Kobe Steel e a Nisshin Steel, do Japão, e com a Posco, da Coreia do Sul. As sócias brigavam para sair do negócio porque a mineradora não conseguiu alcançar metas de produção a tempo. Quando as asiáticas exerceram o direito de saída do negócio, a siderúrgica brasileira ofereceu a fu são das atividades com a Casa de Pedra, que é a mina controlada pela CSN. As negociações se arrastavam há mais de um ano e o último prazo dado pelas parceiras era o fim de setembro.

O comunicado não indica qual será a divisão societária após a combinação dos ativos, mas atualmente a CSN controla 60% da Namisa, enquanto as sócias detêm os 40% restantes do capital social. No total, os sócios investiram US$ 3,1 bilhões na mineradora. 24/11/14

26